quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ler, crescer, desenvolver.


Ao indagar uma sociedade desenvolvida sobre a freqüência da leitura em seu meio, ficaríamos surpreendidos com os resultados obtidos. Desenvolvimento está direto e proporcionalmente relacionado à leitura. No Brasil – país hoje emergente – os níveis de acessibilidade à leitura e à educação são baixos; Faz-se necessária não somente a intensificação, mas principalmente, a disseminação da prática.

A leitura traz consigo a capacidade de desenvolvimento da escrita; da formação e/ ou fortalecimento de ideologias individuais, além de, naturalmente, possuir cunho informativo, cultural, sócio-político, diminuindo de forma efetiva o professo de manipulação social.

A informação, por sua vez, corresponde a um fator de integração à globalização, atenuando a exclusão social; situando-nos através da compreensão de contextos, como o nosso atual e até mesmo de contextos anteriores.

No âmbito nacional, a educação e a leitura são responsáveis pela valorização da cultura, do aumento do número de empregos formais, pela conscientização ecológica, pela disseminação dos meios contraceptivos e dos hábitos de higiene, dentre muitos outros.

O incentivo à leitura deve ser prioritário no nosso país, e não somente para adultos. Quanto mais cedo o hábito da leitura, melhor para uma sociedade. Ainda que tarde, o Brasil necessita de um público-leitor efetivo, pois só assim o desenvolvimento será um sonho possível.

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